terça-feira, 29 de março de 2011

Parabéns a você! - O Primeiro

Esse mês faz um ano de “Sementes Negras em Brilhantes”. Estava eu em Monte Verde vivenciando o “estar” e ensaiando meus primeiros suspiros em “papel”, numa busca intensa de conexão com meus pensamentos e principalmente sentimentos. Para me ajudar nesse post, usarei algumas citações que me serviram de "guias"... Há um ano, tomei uma decisão que mudou minha vida. Decidi crescer. E para isso, iniciei uma jornada dolorosa e solitária, que por diversas vezes tive que parar nos “pit stops” para recarregar as energias e trocar os pneus... tentei outros combustíveis e até ensaiei em desistir, tive doces ilusões de que já tinha atingido a linha de chegada... mas não adiantou, era um caminho sem volta. Era a hora. Acho que isso se deu porque não agüentava mais aquele sentimento sufocante que nem sabia de onde vinha e porque sentia. Quem e o que me tiravam o ar??? Então li que "Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome" de Clarice Lispector. Comecei a entender o que me faltava, e principalemte, o que buscava! Li que “Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro acorda” (Carl Jung) e me identifiquei... uma vida admirando o externo, de comparações, de sonhos... Algo estava fora do lugar. Minha visão estava míope. Percebi que estava vivendo um padrão que não era meu, me alinhando a uma cultura que não admirava e considerando felicidade uma referência que não pertencia... estava me preparando para ser infeliz, e estava indo muito bem nessa tarefa!rs O pior é que nem percebia... Estava reagindo ao mundo, me defendendo, agredindo para me ajustar a ele... estava fora de mim, completamente perdida e ainda com a pretensão e arrogância de que sabia do mundo, que era mais e melhor, com todo meu conhecimento sobre a vida de uma criança de 8 anos... Percebi que não é assim. “Que por mais que nos façam, não nos tornam” (Aniram Sanoj) Mas nessa estrada, tomei o seguinte como lema: “A dor é inevitável, o sofrimento é opcional”. E é bem por aí... Doeu muito, quis (e ainda tento) fugir, pois crescer dói! Isso é inevitável... Mas sofrer é uma escolha, um apego, uma fuga ou até uma vingança... Optei por me divertir com isso, cultivar a alegria a cada etapa, envolver pessoas queridas e celebrar cada avanço! Foi assim que consegui chegar até aqui, o início da vivência dessa busca que não terá mais fim. Hoje, consciente de que “Amadurecer não é tomar as decisões corretas, mas saber lidar com as decisões tomadas” (Karin Izumi), me sinto livre para seguir meu caminho, cortando amarras, atenta aos escorregões, com força para perdoar e levantar, continuar e ,principalmente, com a certeza de que sou capaz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário